Blog

Notícias e informações sobre o mundo da Neurologia.

Tire suas dúvidas sobre os tremores

Dra. Débora Vilar - Tire suas duvidas sobre os tremores

Tremores são caracterizados por movimentos involuntários e rítmicos de alguma parte do corpo que produzem o efeito de chacoalhar ou balançar a área do corpo atingida.

Podem variar em como surgem, na frequência em que acontecem e na localização e sua classificação é feita através de avaliação clínica.

Em alguns casos os tremores podem surgir transitoriamente em pessoas saudáveis, ou seja, aparecem e vão embora. Em outros casos, podem ser consequência de doenças no sistema nervoso.

Na literatura médica os tremores são classificados em dois grandes grupos:

Tremor de repouso: acontece quando o indivíduo está com os músculos relaxados e em repouso. Nesses casos o tremor diminui ou é interrompido com a movimentação da parte afetada. Atinge com maior frequência mãos e pés, sendo a mão o membro mais afetado. Costuma estar associado a lesões do sistema nervoso.

Tremor de ação: acontece quando o indivíduo está em movimento e a área afetada sofre uma contração muscular voluntária.

A avaliação do médico neurologista, através de análise clínica e exames físicos neurológicos, é a única capaz de identificar a origem, determinar as possíveis causas e o tratamento adequado para cada caso.⠀

 

Cafeina pode causar tremores?

Muita gente é dependente da cafeína para conseguir a disposição necessária para cumprir com todas as demandas do dia.

Em alguns casos, a cafeína pode até se tornar um verdadeiro vício e, se consumido em excesso, acarretar vários problemas para o organismo.

Dentre os efeitos adversos relatados, um que pode estar relacionado ao consumo de cafeína são os tremores que podem afetar mãos, braços, cabeça ou pálpebras.

⚠️ Ainda não é clinicamente provado a relação direta do consumo de cafeína à incidência de tremores e, por isso, caso você apresente esses sintomas, o médico responsável deverá conduzir uma investigação clínica mais ampla para definir se o tremor não está associado a alguma doença.⠀

Mas é importante lembrar… a recomendação é que a ingestão diária de cafeína não ultrapasse 400mg por dia, sendo essa dosagem segura para a maioria dos adultos.

Mas também existem pessoas que possuem sensibilidade à substância e que podem apresentar efeitos colaterais, como esses tremores, após a ingestão de uma única xícara.⠀

Nesses casos, a única maneira de se ver livre dos tremores é reduzir ou eliminar a ingestão de café e outras bebidas cafeinadas, como energéticos, refrigerantes e chás.⠀

Quando os tremores indicam parkinson?

O que acontece, como já falamos em outro momento, é que nem todo paciente que apresenta sintomas como tremores é portador de Parkinson. Existem outras condições clínicas que também apresentam esse tipo de sintoma!

Na maioria das vezes, a forma de identificar se o tremor apresentado caracteriza ou não doença de Parkinson é observar, além dele, outros sintomas. Os mais frequentes associados à doença de Parkinson são lentidão dos movimentos e enrijecimento muscular. Além disso, os tremores são sentidos com mais frequência quando o paciente se encontra em repouso.

Outros sintomas caraterizados como não motores podem ser observados, ocorrendo até anos antes do aparecimento dos tremores, como alterações no sono, constipação e perda do olfato.⠀

A certeza sobre o diagnóstico só é possível mediante avaliação clínica detalhada e atenta de um médico Neurologista.

Gostou do conteúdo? Comente e compartihe nas suas redes sociais. 🎉

Facebook
Twitter
LinkedIn
Foto de Dra. Débora Vilar

Dra. Débora Vilar

Débora Vilar, especialista em neurologia e em Distúrbios de Movimento e Cognição pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP. Realizou residência médica em Neurologia Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela (HGE-AL).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *